A Chef

Aos 17 anos, aprovada no vestibular de Direito e prestes a iniciar o curso, Rafaela Panisset decidiu fazer tortas para vender na lanchonete da mãe de um amigo. Os pedidos foram aumentando a cada semana e ali,Rafaela descobriu seu dom e sua paixão pela confeitaria.

Concluiu a Faculdade de Direito em 2004 – apesar das inúmeras faltas para dedicar-se aos cursos de confeitaria e, naquele mesmo ano,num passo decisivo, prestou vestibular para Gastronomia e foi aprovada.

Durante o curso estagiou na renomada Confeitaria Colombo, no Restaurante Laguiole no MAM e no Grupo Celidônio, todos no Rio de Janeiro.

Nesse período, viajou pelo país para fazer workshops e cursos, sempre buscando conhecimento e novas técnicas.

Em 2007 formou-se em Gastronomia e concluiu a pós graduação em Administração de Restaurantes, deixou o Grupo Celidônio e seguiu realizando mais um sonho: abriu seu próprio ateliê.

Sua paixão pela confeitaria e pelos clássicos doces franceses a tornou precursora na produção de Macarons no Rio de Janeiro e,hoje, a Chef Petissiere Rafaela Panisset segue à frente do renomado Ateliê que leva o seu nome, assinando um cardápio de doces, tortas e bolos capaz de encher os olhos e agradar aos paladares mais exigentes.

Para Rafaela Panisset, fazer doce vai muito além de juntar os ingredientes de uma receita.

“Fazer doce é escolher pessoalmente cada fornecedor, cada ingrediente, cada especiaria, saber de onde cada produto vem. É preciso reconhecer a qualidade e a técnica, mas acima de tudo é preciso envolvimento e amor. É arte.”